Porto Seguro: o Berço do Brasil ☀️

A história do Brasil começa em Porto Seguro, onde há 500 anos chegaram os portugueses, dando inicio à colonização do país. Com um patrimônio arquitetônico e natural de encher os olhos, Porto Seguro faz jus aos títulos de Patrimônio Histórico Nacional desde 1973 e de Patrimônio Natural da Humanidade desde 2000.

Porto Seguro torna-se mais encantadora e visitada a cada dia. Localizada ao Sul da Bahia, tem como vizinha os bairros de Arraial d’ Ajuda (4 quilômetros) e Santa Cruz Cabrália (23 quilômetros) a cidade nordestina está sempre de braços abertos a turistas.

Marco zero do Brasil
Marco zero do Brasil

E, como de costume, o povo nordestino sempre recebe muito bem seus irmãos. Aqui, as palavras de ordem são Axé e Lambaeróbica, o agito acontece 24 horas por dia. Mas há também lugares reservados e calmos para quem procura tranquilidade.

Passarela do Álcool

Não é só de praia e badalação que vive Porto Seguro, na Passarela do Álcool que é um dos cartões postais de Porto Seguro é um verdadeiro shopping a céu aberto que reúne lojas de artesanato e souvenir, bares e restaurantes. É o melhor lugar para se provar a culinária típica baiana.

Passarela do Álcool
Passarela do Álcool

A Passarela do Álcool é palco das grandes festas populares, como o Carnaval e São João.

Mergulho em Recife de Fora

Um atrativo para quem visita Porto Seguro é conhecer e mergulhar nas piscinas naturais que se formam na maré baixa em Recife de Fora, o local abriga grande variedade de peixes, tornando um dos melhores points para se mergulhar na região.

Recife de Fora pode ser visitado somente de barco.

As Praias

Conhecida Internacionalmente é a principal atração da cidade, as praias de Porto Seguro têm para todos os gostos. São quilômetros de praias paradisíacas com águas azul-esverdeadas, limpas e calmas com areia branca e fina.

#Praia do Mutá

Classificada como parte das praias sossegadas de Porto Seguro, a Praia do Mutá é emoldurada por coqueiros e está localizada na divisa de Porto Seguro com Santa Cruz Cabrália, limite norte da cidade. Sua água é morna e transparente, opção para amantes de snorkel, o que também a torna muito agradável para banho.

É pouco frequentada, geralmente só quem deseja fugir de loucuras como Taperapuã é que vem para cá. Algumas escunas partem daqui e seguem até Coroa Alta, um banco de corais que se transforma em piscina natural na maré baixa.

No verão é possível andar de ultraleve pela região. O local oferece algumas barracas e quiosques para petiscar na sombra.

#Praia da Ponta Grande

Em alta temporada, Ponta Grande consegue atrair uma quantidade massiva de turistas com ofertas para alugar caiaques, banana boats e lanchas simples para passeios. Mas nada disso é capaz de tirá-la do grupo de praias sossegadas.

Com exceção do período do verão, essa praia é bem deserta durante o ano. Fica a 10 quilômetros do centro e, na maré baixa, forma suas piscinas naturais de dar inveja em qualquer outra praia.

Uma opção para quem busca se divertir na água nos períodos de alta temporada. Fica a 9,5 quilômetros do Centro da cidade.

Leia também: O Que Fazer ao Ter a Minha Mala Extraviada?

#Praia do Curuípe

É a praia mais próxima do centro de Porto Seguro, cerca de 3 quilômetros. As pessoas costumam frequentá-la quando o sol está se pondo, para caminhar pela areia e mergulhar na água morna e calma que é ótima para a prática de snorkel.

Possui poucas barracas, mas é possível matar a sede com água de coco e provar um belo petisco de peixe frito. A faixa de areia é bem estreita, mas consegue abrigar muito bem os amantes da caminhada.

#Rio dos Mangues

Essa praia fica a 8 quilômetros do centro de Porto Seguro, sua principal atração é o Rio dos Mangues que originou o nome dessa linda praia com coqueiros e manguezais.

Piscinas naturais também são formadas na praia que é excelente para a prática de atividades esportivas como caminhadas, caiaque e ultraleve.

#Praia do Cruzeiro

Situada no centro de Porto Seguro, a praia do Cruzeiro é pouco frequentada para banho, essa praia tem 1 quilômetro de extensão e conta com uma estreita faixa de areia, suas águas são escuras devido o rio Buranhém banhar na parte sul da Praia.

Praia do Cruzeiro
Praia do Cruzeiro

#Praia de Taperapuã

A praia mais procurada de Porto Seguro, Taperapuã funciona 24 horas por dia e tem atrativos para todas elas. Os quiosques e as barracas tem a estrutura de restaurantes sofisticados das grandes metrópoles.

Música ao vivo, danças, passeios de caiaque, banana boat, futebol e vôlei são alguns dos inúmeros motivos para conhecer a praia.

O mar na região é calmo, o que despreocupa até mesmo as pessoas que exageram no leque imenso de batidas com frutas diversas e nas boas doses da cachaça nordestina.

No verão, acontecem shows de grande porte e os turistas podem experimentar um pouco da energia baiana. Até mesmo as pessoas que não gostam do ritmo do Axé se sentem embaladas nas músicas que tocam.

#Praia do Mundaí

A 4 quilômetros do centro, Mundaí possui uma aparência de vida campestre. Sombreada por coqueiros e com a água serena é muito procurada por famílias com crianças. Mas apesar de toda essa calmaria, há algo não mencionado nos mapas que movimenta o sangue de quem passa por lá: A barraca Tôa-Tôa.

Muito conhecida, ela oferece Axé e Lambaeróbica para esquentar o sangue dos turistas. Quem não gosta dos ritmos, pode seguir até o Jamaica Bar e se deliciar ao som de Blues, Reggae e Rock. Há algumas lojinhas de souvenir, caso visitantes queiram levar lembranças para a família.

#Praia do Itacimirim

Quase 1 quilômetro de praia, mas com uma faixa de areia bem estreita. Em alta temporada, o Axé divide espaço com os restaurantes e bares que servem cerveja gelada, caipirinhas e pratos típicos deliciosos à base de frutos do mar.

Nos períodos de maré baixa, piscinas naturais se formam e são ótimos atrativos para famílias. Fica a 3,5 quilômetros do centro. É uma praia muito animada, opção para quem está cansado da calmaria e busca algo para animar o dia.

E Para Encerrar… Porto Seguro oferece diversas formas de divertimento para turistas e moradores. Suas praias são bem cuidadas e preservadas, sem contar todo o contexto histórico e cultural que envolve o nome e o ambiente. Apesar das águas calmas, alguns turistas devem tomar cuidado com certas ocasiões.

Os quiosques oferecem drinks e doses caseiras de cachaças maravilhosas, mas evite entrar na água se não estiver totalmente sóbrio. Os efeitos do álcool somados a águas não tão calmas podem acarretar em acidentes graves.

Pise nas terras onde Cabral pisou e veja um resquício do porquê de os portugueses gostarem tanto desse pedaço de terra tão charmoso.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook