Conheça as praias de Aracati e Canoa Quebrada! ⛱️

Aracati é um município do estado do Ceará que carrega uma importância história muito grande. No período colonial, foi a mais importante cidade do estado e guarda um patrimônio arquitetônico de sobrados, igrejas e casarões que foram construídos nos séculos dezoito e dezenove. Algumas fachadas exibem até hoje belos ornamentos em azulejos portugueses.

A 13 quilômetros dali está Canoa Quebrada, um conjunto de praias que era uma vila de pescadores até os anos 70, mas que foi encontrada por hippies e acabou se tornando um recanto de paz e amor. Hoje já é de fácil acesso e conta com uma excelente infraestrutura para turistas. Ainda há pescadores pela região, utilizando de jangadas rústicas, enquanto as falésias multicoloridas abraçam as praias.

Broadway

Apesar de tudo, as atrações de Canoa Quebrada não são totalmente dependentes da natureza, pois a mesma se esconde à luz da lua. E quando isso acontece, inúmeros bares, restaurantes e boates espalhados no coração da vila, abrem as portas para começar o burburinho.

O forró, MPB, reggae, a música eletrônica e até mesmo a lua recebem brasileiros e estrangeiros fãs da vida noturna que desejam curtir o principal point de Canoa Quebrada. É a famosa Noite na Broadway, conhecida por alguns como “a noite mais democrática do mundo”.

Broadway de Canoa Quebrada
Broadway de Canoa Quebrada

Nesta rua, os drinques quentes são o manjar dos deuses. É o destino da noite, não há como fugir (e nem há razão para isso). Todos os pratos típicos servidos durante o dia passam a acompanhar deliciosas bebidas e músicas que vão até 5 da manhã.

Você contempla o pôr-do-sol em uma das falésias multicoloridas e, pouco depois de aproveitar uma noite incrível da Broadway nordestina, você assiste ao retorno da estrela que indica um novo dia. Um novo dia para aproveitar ainda mais essa maravilha que é Canoa Quebrada.

#Praia de Canoa Quebrada

A principal praia de Canoa Quebrada, equipada com inúmeras barracas (algumas de dois andares) que tem como plano de fundo as lindas falésias vermelhas. Na alta temporada acontecem luaus e festas regados por um bom reggae.

É possível fazer passeios de Buggy para conhecer boa parte da região e se encantar com as falésias que mudam gradativamente de cor. Seu mar é calmo, o que atrai pessoas interessadas em aprender o kitesurf.

Há também os praticantes de Parapente, que aproveitam as falésias e os ventos que correm através delas. A barraca mais conhecida para atender turistas é a Freedom, onde toca reggae o dia todo.

Mas quem preferir algo mais rústico é só caminhar pelas barracas ao lado.

#Praia de Majorlândia

Você não pode sair de Canoa Quebrada antes de conhecer Majorlândia. Uma antiga vila de pescadores, à beira-mar, que produz todo o artesanato típico da região: as garrafinhas com areias coloridas que formam maravilhosos desenhos e obras de arte.

Nas barracas da praia é possível provar os petiscos típicos na sombra dos coqueirais e das imensas falésias que os cercam. O mar aqui é um pouco agitado, recomendado para surfistas, mas nem tanto para banhistas, deve-se tomar cuidado.

Majorlandia
Majorlandia

Outro atrativo de Majorlândia são as esculturas feitas por Toinho de Carneiro, que foram esculpidas nas falésias.

Na região é possível encontrar hotéis, pousadas, bares e restaurantes típicos. Vale a pena passar o dia por aqui e aproveitar para conhecer o Morro do Urubu, onde se pode ter uma visão maravilhosa do pôr-do-sol.

#Praia de Ponta Grossa

Quase à fronteira com Rio Grande do Norte, é ponto final dos passeios de Buggy. Falésias vermelhas, dunas e recifes fazem parte do cenário que está a 54 quilômetros de Canoa Quebrada. É um dos atrativos naturais mais procurados por turistas.

É possível ver suas dunas desde o polo principal de Canoa. Por ser uma vila de pescadores, é possível aproveitar lagostas frescas e camarões gigantes por preços quase tão saborosos quanto à comida.

É possível alugar alguns quartos para passar alguns dias na região e também um pequeno Buggy para passear entre as dunas. Aqui fica o Museu Arqueológico de Josué.

Josué é um morador da vila apaixonado por arqueologia e objetos históricos. Seu museu reúne desde antigos objetos de navegadores até pedras e fósseis da região.

Além de visitar seu museu, vale a pena procurá-lo para ouvir algumas de suas histórias e ser mais bem acompanhado pela vila.

#Praia de Fontainha

O mar aqui é agitado, recomendo apenas para surfistas. Decorada com falésias amarelas, brancas e dunas que formam pequenas grutas e labirintos. A novela “Meu Bem Querer” teve cenas gravadas aqui, em uma miniatura de desfiladeiro conhecido como Garganta do Diabo.

As ondas quebram na areia clara e fofa da praia. Outra bela atração do lugar é o famoso Banho de Toá, um conjunto de fontes naturais de água doce que corre por entre as falésias.

No Banho de Toá, o turista tem a oportunidade de se banhar em areia com característica esfoliante, própria para limpeza da pele.

#Praia da Lagoa do Mato

Outra praia que passa pela região da Garganta do Diabo, mas essa possui água calma e propícia para banhos. Protegida por um banco de corais, na maré baixa é ótimo programa para as crianças, pois seu mar fica extremamente raso.

O destaque maior dessa praia fica por conta dos coqueirais que abraçam a praia. Escondido no alto das falésias há um restaurante que serve um ótimo petisco de peixe e te dá o prazer de contemplar uma vista maravilhosa da região.

#Praia do Retirinho

Mar levemente agitado e aspectos selvagens formam o cenário de Retirinho. Há bicas de água doce entre as dunas coloridas que são muito atrativas para turistas. Muitas pedras sobre a areia fina completam o ambiente. É daqui que saem as areias coloridas para a produção do artesanato em Majorlândia.

Há um vasto coqueiral que proporciona sombra para os visitantes que buscam um lugar mais reservado para ficar, uma vez que essa praia é pouco movimentada. Sua infraestrutura ainda é deficiente, por isso vá preparado com água e alimentos.

#Praia da Peroba

Lugar de mar agitado e ondas muito fortes. Não é recomendada para banhos. Abriga uma pequena vila de pescadores onde você pode provar deliciosos petiscos de peixe, mas banho de mar nem pensar.

Em contraponto, é ótima para surfistas e praticantes de esportes náuticos. Sua areia é extremamente clara.

#Praia de Quixaba

Uma praia paradisíaca para pessoas reservadas que buscam paz e tranquilidade. Conta com uma infraestrutura de barracas de praia que servem comida nordestina, peixes e camarões, e também há hotéis e pousadas para receber os turistas.

Quixaba é muito procurada na Semana Santa, pois se torna um palco de teatro ao ar livre com a encenação de A Paixão de Cristo.

Os moradores da vila são humildes e hospitaleiros, os pescadores oferecem deliciosos pratos típicos a preço de banana. Se andar pelas ruas da vila é possível ver lindas falésias que entornam o local.

#Praia de Redonda

Um lugar de ondas fortes que quebram por toda a extensão da praia. Surfistas profissionais podem se aventurar por aqui, mas os amadores devem tomar cuidado.

Há pescadores pela região que vivem da pesca artesanal de lagostas, mas que sofrem com o período do “paradeiro” que vai de dezembro até maio, época de reprodução das lagostas. Vale a pena conhecer a arte local e apreciar os pratos típicos.

E Para Acabar…

Com exceção dos dias entre março e maio, período de chuvas no litoral cearense, todo o restante do ano é acompanhado de um maravilhoso sol que proporciona o melhor para os visitantes.

Os turistas devem ter cuidado com as praias de ondas agitadas, pois podem ser perigosas. Evite qualquer tipo de acidente para que possa aproveitar o melhor da sua estadia.

Os pescadores de Canoa Quebrada estarão sempre de braços abertos para receber os turistas.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook