As 10 Melhores Praias de Nudismo no Brasil
Frequentada por adeptos do naturismo, as praias de nudismo ainda são vistas de forma deturpada pela maioria das pessoas. Ao contrário do que se pensa, não são locais usados para incitação sexual ou exploração do uso da sexualidade.
Trata-se de uma expressão natural do corpo humano, que muitas tribos e culturas ainda usam, e que uma parte das pessoas aceita e segue a ideologia. Todas as praias naturistas são regulamentadas pela legislação, variando de país para país. No Brasil, as mais conhecidas são:
1. Tambaba (Conde)
Tambaba é a primeira praia oficial de nudismo do nordeste. Ela está dividida em duas partes. Na primeira, com tamanho bem inferior à segunda, não é permitido ficar nu. Já na segunda, a nudez é obrigatória e homens só entram acompanhados. Há um posto de fiscalização que controla o acesso às dependências da praia.
É a mais conhecida praia brasileira de nudismo no exterior. Em 2008, sediou o 310º Congresso Internacional de Naturismo. Seu mar é margeado por pedras, formando piscinas naturais de água morna.
Há na praia alguns quiosques e bares que servem petiscos e bebidas, e na região vários hotéis e pousadas para receber os turistas.
Confira essa dica de viagem: Lista de praias para passar a lua de mel
2. Barra Seca (Linhares)
Um rio deságua no mar e divide parte da praia. A parte que fica ilhada, acessível por barco, é Barra Seca. É preciso procurar por barqueiros no entorno da praia, próximo ao estacionamento dos carros.
A praia tem grande extensão e as dunas facilitam a formação de piscinas naturais de água doce. Sua infraestrutura é completa, possui bares, quiosques, duchas e banheiros públicos, tudo para suprir as necessidades dos visitantes.
O acesso à praia é feito pela BR-101 até o Pontal do Ipiranga, onde é preciso pegar uma balsa até o outro lado do rio. Mas como a maioria das praias de nudismo, Barra Seca é um pouco deserta, ainda mais por não ser de tão fácil acesso.
3. Praia do Abricó (Rio de Janeiro)
Cercada por morros com vegetação de restinga, e em área de preservação ambiental, essa é uma das praias mais bonitas do Rio de Janeiro. É a única praia de nudismo localizada dentro de um centro urbano no país.
Diferente de muitas, essa não recrimina a entrada de homens desacompanhados. Os mesmos podem andar por toda sua extensão sem qualquer problema. Seu mar é frio e parcialmente agitado, banhistas devem ter cuidado.
Seu acesso é feito através da Avenida Estado da Guanabara. Para ter acesso a qualquer infraestrutura, os visitantes devem ir até Grumari, ao lado da Praia do Abricó, onde não é permitido o nudismo.
4. Olho de Boi (Búzios)
Para chegar até Olho de Boi pode ser um pouco complicado. É preciso tomar uma trilha precária e não sinalizada que parte de Praia Brava em uma caminha de 20 minutos. Ao fim da caminhada, tem-se uma praia selvagem com visual estarrecedor.
Tem 100 metros de extensão apenas e não possui qualquer infraestrutura. Seus visitantes devem levar água e alimentos. O nudismo é opcional, há uma placa que especifica isso, mas há sempre os frequentadores assíduos do local que tentam convencer os visitantes a tirarem as roupas.
Na volta, é preciso tomar cuidado para subir à trilha. E não esqueça de recolher os resíduos que produziu.
Confira essa dica de viagem: Angra dos Reis
5. Praia do Pinho (Balneário Camburiú)
A primeira praia de nudismo do Brasil. Durante a alta temporada, recebe milhares de turistas. Com ondas fortes em certos momentos, banhistas devem tomar cuidado.
A costa é coberta por mata nativa. O nu dentro da praia é obrigatório, mas algumas pessoas estacionam seus carros na orla e ficam próximos a eles, aproveitando o clima e tomando cerveja.
O acesso é fácil e no entorno é possível encontrar pousadas, bares e restaurantes. A praia oferece estrutura para a prática de camping e, há no local, duchas, banheiro e vários quiosques à beira-mar. A maioria dos praticantes de nudismo começa por aqui.
6. Galheta (Florianópolis)
Ao lado de Praia Mole, Galheta é uma praia de nudismo onde a roupa é realmente opcional. Pra acessá-la é preciso seguir uma trilha de quatrocentos metros a pé. Esse isolamento foi o que tornou Galheta um lugar para a prática do nudismo.
É considerada um dos lugares mais preservados de Florianópolis, onde o mar é extremamente calmo e é possível relaxar entre os ideais naturalistas.
Por conta do seu acesso, não possui qualquer infraestrutura e os turistas devem seguir até Praia Mole para encontrar bares, quiosques e barracas. Alguns surfistas iniciantes gostam de frequentar o local reservado para treinar o esporte.
7. Praia de Pedras Altas (Palhoça)
A nudez aqui, como na maioria das praias, é obrigatória. São cerca de 200 metros de areia destinados a um público mais alternativo. O acesso pode ser um pouco complicado, dependendo da força de vontade.
É preciso seguir pela BR-101 e depois enfrentar seis quilômetros de estrada de chão. Isso afasta completamente os curiosos. O mar é calmo, ótimo para um banho relaxante a qualquer hora do dia. Há, ao lado, uma fazenda que trabalha com a criação de mariscos onde os visitantes podem provar o petisco.
Por ser um pouco afastada e pequena, toda a infraestrutura está um pouco distante da praia. Para ter acesso a bares, banheiro e hotéis, é preciso voltar toda a estrada de chão e chegar até a BR novamente.
8. Massarandupió (Entre Rios)
O acesso a essa praia é feito por uma estrada de areia com cerca de 7 quilômetros, o que afasta os simplesmente curiosos. Margeada por coqueiros e com pequenos riachos de água doce que desaguam no mar, essa uma das praias mais lindas da lista.
Está localizada em uma área de proteção ambiental, entre dunas e coqueirais. O mar é agitado, o que a torna um pouco perigosa para o banho, e por ser muito afastada, sua infraestrutura ainda é precária. É o lugar perfeito para quem busca tranquilidade. Fora da alta temporada, fica praticamente deserta.
9. Praia Brava (Cabo Frio)
Essa praia já foi mais movimentada. Cercada por escarpas de 20 metros de altura, Praia Brava é muito conhecida em Cabo Frio. Seu mar tem água clara, mas é muito agitado.
Isso atraiu a atenção dos surfistas que agora usam o local para a prática do esporte. Os curiosos podem caminhar pelo alto das pedras, vale a pena conferir a beleza selvagem desse lugar.
Ela é um pouco afastada do centro de Cabo Frio, e de acesso não tão fácil, portanto toda a infraestrutura ficou pelo caminho. Ao visitar não se esqueçam de levar água e alimentos.
10. Praia Brava, (São Sebastião)
Fechando a lista, temos uma praia que pode vir a ser oficializada em breve. A primeira praia de nudismo do litoral paulista.
Ela tem difícil acesso, feito através de barcos ou uma longa trilha, fica ao lado da Praia de Boiçucanga, em uma área de proteção ambiental. Apesar de não ser oficializada, assim como Praia Brava em Cabo Frio, ela já é usada pelos adeptos do naturismo.
A praia não é explorada para o turismo, então não possui qualquer infraestrutura. E seu acesso complicado dificulta ainda mais essa situação. Como a praia ainda não é oficial, os visitantes devem ter cuidado ao praticar o nudismo.
E Para Acabar…
O Brasil conta com oito praias oficiais de nudismo (as oito primeiras da lista). Elas são regulamentadas pela Federação Brasileira de Naturismo (FBrN), que vem tentado aumentar esse número ao longo dos anos.
A prática do nudismo, apenas de má vista, não incita e agride nenhum tipo de costume. Ou pelo menos não deveria agredir, uma vez que é feita em lugares reservados, por pessoas que estão preocupadas apenas em entrar em contato com a natureza.
ATENÇÃO: Ao visitar as praias onde a nudez é obrigatória, caso deseje levar alimentos e bebidas, não se esqueça de remover e levar consigo todo o lixo produzido.
E você já foi em alguma praia de nudismo? Deixe seu comentário.