Praia da Pipa e Tibau do Sul

Localizado a cerca de 80 quilômetros da capital do Rio Grande do Norte, Natal, está localizado o aglomerado de praias de Pipa e Tibau do Sul. O cenário decorado com falésias passou anos despercebido, habitado apenas por pacatos pescadores. Sua infraestrutura começou a se desenvolver por volta dos anos 80 quando as pousadas aconchegantes, os bares noturnos e restaurantes locais começaram a ver na região um excelente ponto para o turismo.

A cidade de Tibau do Sul é considerada um dos municípios mais visitados do Rio Grade do Norte. E a Praia de Pipa acaba por ser o chamariz da cidade, lotando na alta temporada, jovens, adultos, surfistas e crianças são todos bem-vindos.

Pipa e Tibau do Sul oferecem variados passeios para os seus visitantes desfrutarem das belezas naturais desse lugar incrível.

Passeio de Buggy

Um dos atrativos mais emocionantes de Pipa são os passeios de Buggy mediado por agências.

Conhecendo várias praias e morros, o passeio tem duração com cerca de 1:30 (podendo chegar até 7 horas) e, devido ao conforto e ao naturalismo, proporciona uma satisfação e um bem-estar que enchem os espíritos de alegria.

Algumas agências, além do passeio, oferecem a filmagem de todo o trajeto para os aventureiros guardarem de recordação. É possível contemplar o maravilhoso pôr-do-sol através do passeio e fazer desse um dos momentos mais encantadores da vida.

Os valores variam entre R$300 e R$500 com pacote para até quatro pessoas.

Veja essa dica importante: Como garantir sua segurança na praia.

Santuário Ecológico

Para quem gosta de aventuras e para os naturalistas, Pipa oferece um parque que conta com 16 trilhas entre a floresta. Há a programação correta das trilhas que são liberadas a cada dia e os visitantes devem observar as regras de comportamento para que não hajam acidentes e desarmonia no local.

Também conhecido como Chácara do Madeiro, o local também serve para treinamento e reabilitação de animais silvestres. As trilhas mais conhecidas e procuradas, entre as 16, são: Caminho do Jacu, Caminho da Jiboia, Vereda da Moça Branca e Passeio da Peroba.

Confira com alguma agência ou diretamente com a administração do Parque quando as trilhas estão liberadas e viaje em meio a esse paraíso misterioso. O parque funciona das 8 horas da manhã às 5 horas da tarde.

Conheça as Praias de Pipa e Tibau do Sul…

#Praia Tibau do Sul

Com uma larga faixa de areia, a praia que leva o mesmo nome da cidade é uma ótima opção para um dia completo na areia. Há um lado onde o mar é extremamente calmo, ótimo para crianças, pois dá a impressão de que estão em uma piscina e os pais não precisam se preocupar com os pequenos.

E outro lado, onde o mar é forte, e atrai surfistas para se aventurar nas ondas de um mar de águas mornas e extremamente delicioso.

Há quiosques e restaurantes que servem petiscos e pratos típicos. Sombreada por coqueiros e falésias, essa praia tem fácil acesso pela BR-101, vindo de Natal. Um dos lugares onde é possível admirar o pôr-do-sol que enche os olhos de satisfação e emoção.

#Praia do Giz

Pouco explorada para o turismo, a Praia do Giz, ao lado de Tibau do Sul, é considerada um dos recantos da cidade. Muito frequentada por moradores da região. Seu mar é propício para banho, mas os visitantes devem tomar cuidado com as pedras à beira-mar para evitar acidentes. Tem uma larga faixa de areia que recebe alguns turistas na alta temporada, porém no restante do ano é praticamente deserta.

Lembre-se de levar água e alimentos para não haver imprevistos. Na alta temporada, aqui, é possível encontrar alguns pescadores que fazem o famoso e regional “aratu no facho”.

O Aratu-de-Pedra é uma espécie de caranguejo que toma conta da praia na lua minguante. E quando isso acontece, as pessoas se reúnem para provar a iguaria nordestina.

#Praia do Madeiro

Além dos turistas em alta temporada, essa praia recebe com frequência outros visitantes encantadores: golfinhos. Isso a torna parada obrigatória de quem viaja para Pipa e Tibau do Sul. Quando venta, o mar se torna levemente agitado. Excelente para famílias com crianças e surfistas iniciantes.

Devido à proximidade com hotéis, sua infraestrutura é bem completa. Bares, quiosques e restaurantes típicos servem petiscos típicos da região. Seu acesso é feito através de escadas que ficam entre os hotéis. São cerca de 160 degraus. É a queridinha dos turistas estrangeiros.

Quem deseja ver os golfinhos, deve levantar cedo, pois é pelo começo da manhã que eles dão o ar da graça.

#Praia da Pipa

De grande extensão, é praia mais movimentada da região de Pipa. Repleta de barracas, os visitantes podem provar os pratos e petiscos típicos e ainda se deliciar na água morna das piscinas naturais.

Um dos lugares mais frequentados pelos turistas, mas que tem sofrido com a exploração imobiliária da região que vem tomando a orla com casas de veraneio e monopolizando a praia. Seu mar é agradável para o mergulho e para os praticantes de esportes náuticos.

Excelente lugar para passar o dia, contemplar as belezas de Pipa e levar postais maravilhosos da vila para casa.

#Praia do Curral

Seu acesso é possível apenas na maré baixa depois de uma caminhada de 2 quilômetros. Deserta e sem estrutura, a Praia do Curral recebe apenas os visitantes que desejam se encontrar com os golfinhos que aparecem com muita frequência no começo e no final do dia. Cercada por grandes falésias, pode ser complicado o acesso à areia.

#Praia do Amor

Apesar do nome, essa praia não é dedicada à tranquilidade e aos casais românticos.  Seu mar é agitado e quem a frequenta são os praticantes de esportes náuticos: surfistas, kitesurfistas, entre outros. Aqui acontecem as competições regionais de Surf.

A faixa larga de areia é tomada por grupos que jogam futebol, vôlei e frescobol. Se a praia for realmente do amor, não é devido às falésias e pedras que formam piscinas naturais em formato de coração como contam, mas pelo amor ao esporte.

As crianças podem tomar banho nas piscinas sem preocupar os pais. Barracas de artesanato, quiosques e bares formam a estrutura do local. São 2 quilômetros de extensão que abrigam um grande número de turistas e surfistas locais na alta temporada.

#Praia da Cacimbinha

Aqui, o vento constante e o mar agitado são ótimos atrativos para praticantes de esportes náuticos. Entornada por falésias, recebe uma grande quantidade de turistas na alta temporada. No entanto, não é recomendada para banhistas devido à profundidade e agitação da água.

Principalmente para crianças. Em contrapartida, as falésias que se erguem imponentemente acabam sendo uma forma de divertimento. Além da vista maravilhosa que fornece aos visitantes, é possível praticar o famoso skibunda e descer pela areia.

A praia é considerada o ponto de encontro dos kitesurfistas que pontilham o céu com suas inúmeras cores e manobras. Para ter acesso ao alto das falésias é preciso chegar a uma escada que as margeia, ou seguir pela rodovia RN-003.

Veja essa dica importante: Como viajar melhor durante a gravidez.

#Praia da Ponta do Cabo Verde

O paraíso. Um dos recantos da cidade. Ótima para quem busca um lugar tranquilo para descansar e relaxar.

Conta com uma boa infraestrutura de barracas, quiosques, bares e restaurantes, o que a torna um excelente lugar para passar o dia com a família e amigos. Seu mar é levemente agitado e, quando venta, atrai praticantes de windsurf e kitesurf que buscam lugares mais reservados para praticar seu esporte. Sua larga faixa de areia é sombreada por coqueiros onde os visitantes podem se sentar sob e aproveitar o clima maravilhoso.

#Praia do Porto

Além da alta temporada, essa praia recebe pessoas durante todo o ano. Principalmente os pescadores. Seu mar é calmo e a faixa de areia, não muito larga, é cercada pela mata nativa que foi preservada.

Próximo a ela é possível ver casas e construções de alto padrão. Em certa parte da praia é possível encontrar bares e quiosques, mas no restante é bem deserta. Para quem deseja descansar ao som do mar, esse é o lugar ideal.

#Praia do Chapadão

Quem visitar Chapadão não pode deixar de subir às falésias e contemplar a vista maravilhosa que elas proporcionam. Seu acesso é feito através de escadas improvisadas e isso pode ser perigoso, tenha cuidado e certifique-se de que está seguro ao descê-las.

Procurada por surfistas por conta das boas ondas, seu mar não é muito convidativo para o banho. Suas ondas podem ser extremamente fortes quando venta.

Não é muito explorada pelo turismo, portanto é recomendado que os visitantes levem água e alimentos para que não hajam imprevistos. A praia de grande extensão fica ao lado da Praia do Amor.

E Para Acabar … 

O litoral sul do Rio Grande do Norte também esconde seus segredos naturais. Apta a receber todos os tipos de turistas, Tibau do Sul é um refúgio para quem quer ficar longe do caos das capitais na alta temporada (isso inclui Natal).

Lembrando que todos os atrativos que necessitam de mediação de agências precisam estar credenciados pela Secretaria Estadual de Turismo.

Ao visitar as praias mais desertas, evite jogar lixo na areia e carregue de volta tudo o que levou. A organização e a beleza do local dependem exclusivamente de seus visitantes, você.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook