Saiba o que Fazer em Caso de Queimadura de Água-Viva 🤕

É muito difícil observar uma água-viva no mar, geralmente à pessoa só nota quando sente a ardência do contato com o animal. Devido a isso esta ficando mais frequente os casos de queimadura de águas-vivas em pessoas no litoral Brasileiro.

Com isso resolvi fazer o passo a passo caso você seja queimado por alguma água-viva. Confira:

#PASSO 1- Saia Imediatamente

Saia imediatamente da água, além de acontecer mais ataques, algumas pessoas podem ter reações alérgicas tão fortes que correm o risco de se afogar.

#PASSO 2- Evite Coçar

Evite tocar e coçar no local afetado, muito menos usar roupas apertadas. A queimadura pode criar bolhas que demora ainda mais de sarar.

#PASSO 3- Enxágue

Enxágue com água do mar, soro fisiológico ou vinagre para remover os pequenos pedaços dos tentáculos. Nunca lave com água da torneira, pois pode romper os pedaços dos tentáculos, causando mais dor e irritação no local afetado.

#PASSO 4- Aliviando a Dor

Faça compressas de gelo a as posicione com cuidado sobre a queimadura para aliviar a dor. Evite usar pomadas sem a indicação de médicos.

LENDA – Eis a Lenda que a urina ajuda a tirar a dor do local afetado. MENTIRA!  Poucas pessoas têm a urina com o teor de acidez necessário para aliviar a dor.

#PASSO 5- Especialista

Depois do passo a passo acima, procure um médico o mais rápido possível, afinal ele é o especialista do assunto e vai te orientar melhor sobre o tratamento.

Para Acabar…

Imagina você nessa água? O mais importante é não se desesperar, siga essas recomendações que citei acima, elas irão te ajudar caso aconteça algo com você ou com alguém da sua família.

Aqui no Brasil não há incidente de morte, porem nos mares da Austrália habita a água-viva chamada Box Jellyfish, sua queimadura causa parada cardíaca em menos de três minutos.

Tome Cuidado e Boa Viagem!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook