Recife e Olinda: A Capital dos Naufrágios ⛵
Recife, capital de Pernambuco, incentiva seus visitantes a saírem bem cedo da cama com o sol que aponta cedinho no horizonte. Os prédios à beira da orla fazem sombra por boa parte das praias e acaba encerrando os passeios bem antes do desejável.
A cidade junto de Olinda (município da região metropolitana de Recife) vem sendo uma escolha de boa parte das pessoas que desejam viajar no período de férias.
Recife se destaca pelos seus naufrágios, conhecida como a Capital Brasileira dos Naufrágios. Ao todo são mais de 100 embarcações afundadas na região atraindo mergulhadores do Brasil e do mundo.
Centro Histórico de Olinda
Também conhecido como Cidade Alta, o Centro Histórico de Olinda abrange casarios, igrejas e tudo o que foi tombado como patrimônio histórico. No final do século XVI, Olinda acabou se tornando um importante polo econômico e isso motivou a invasão dos holandeses.
Andar a pé pelas famosas ruas históricas é a melhor maneira de conhecer todo o peso e importância cultural que isso tem. Desde que as campanhas de preservação e os tombamentos ocorreram, Olinda vem se tornando um dos pontos turísticos mais importantes do Brasil.
Percebem-se claramente as influências medievais nos traçados das ruas que são completamente irregulares. Para conhecer melhor essa raridade, comece seu passeio pela Praça do Carmo e ande através da Rua do Amparo.
Por aqui verá museus, ateliês e a Casa dos Bonecos Gigantes, onde dormem os famosos bonecos de Olinda que desfilam no Carnaval. Aos domingos, no Largo do Varadouro, acontece uma feira de artesanato. Vale a pena levar uma lembrança para a família.
Confira essa dica de viagem: #Pipa
As Praias…
As praias de Recife e Olinda são maravilhas naturais. Recife dispõe de uma ampla infraestrutura turística, podendo receber todos os tipos de turistas.
#Praia de Boa Viagem
Uma das praias mais belas e mais procuradas do litoral pernambucano. São 7 quilômetros de extensão com águas esverdeadas e formações de piscinas naturais. Na alta temporada, milhares de pessoas disputam as sombras dos coqueiros e os quiosques que servem petiscos e frutas deliciosas.
Apesar do mar não ser muito agitado, banhistas e praticantes de esportes náuticos são proibidos de entrar por conta da presença de tubarões.
Banhistas e mergulhadores podem aproveitar as áreas protegidas por recifes naturais. A praia está repleta de ambulantes e pronta para receber todos os tipos de público, desde jovens até idosos e de todas as classes sociais. Pista de Cooper, quadra de esportes, chuveiros e equipamentos de musculação fazem parte da infraestrutura dessa maravilha praia do nordeste.
#Praia do Pina
Por ser uma praia urbana, ao lado de Boa Viagem, acaba recebendo a maior parte do fluxo de turistas da região. Sua infraestrutura é praticamente idêntica à vizinha e a praia conta com várias barracas, quiosques, bares e restaurantes com bebidas e pratos típicos do mais variados tipos.
Com quadras de tênis, futebol e vôlei, parques para crianças, entre outros atrativos, a orla é bem movimentada durante todo o dia. Seu mar é calmo e recifes formam piscinas naturais, o que atrai de imediato as famílias que desejam curtir o dia com suas crianças.
Com uma larga faixa de areia, a Praia do Pina consegue abrigar todos os visitantes e oferece badalação para todos eles.
#Praia de São Francisco
Conhecida por ser uma das praias mais tranquilas de Olinda. É simples e tem extensão mediana. Pouco explorada para o turismo, os visitantes mais frequentes dessa praia são os moradores próximos e pescadores locais.
Seu mar é calmo e de água transparente, ótimo para família com crianças que desejam fugir da bagunça de praias como a de Boa Viagem e também para praticantes iniciantes de esportes náuticos.
Os visitantes podem comprar petiscos nos quiosques e bares próximos à praia e sentar à sombra das grandes amendoeiras.
#Maria Farinha
Localizada a 35 quilômetros ao norte de Recife, Maria Farinha conta com atrativos que causa atração em boa parte das pessoas. Sua água rasa, clara e calma atraem praticantes de Snorkel, que encontram o ambiente perfeito para espionar o mar.
Windsurf, canoagem e Jet ski também estão entre as opções dos que visitam o local que está entre o Rio Timbó e o mar.
São quatro quilômetros entornados por mangue e coqueiros. Há um parque aquático que pode ser o point das férias de qualquer criança, o Veneza Water Park.
O charme fica por conta das inúmeras barracas que servem pratos típicos aos visitantes. A partir daqui, na maré baixa, é possível fazer um passeio de barco a uma região de piscinas naturais repletas de peixes coloridos.
#Praia de Casa Caiada
Próxima ao centro de Olinda, essa praia está mais voltada para o público romântico. Um quilômetro e meio de orla, onde os casais costumam andar pelo calçadão, tomar um banho de mar relaxante e curtir um dia a dois.
Bares e restaurantes bem próximos completam a infraestrutura do local. Seu mar é calmo, mas possui trechos onde é bem profundo, visitantes devem tomar cuidado.
Muito bem frequentada, a praia é tranquila e ótima para um descanso.
#Praia Bairro Novo
Uma das praias mais famosas e movimentadas de Olinda. Durante a alta temporada recebe turistas de todos os tipos e faixa etária. Para as pessoas que gostam de agito, e lugares badalados, esse é o lugar certo.
Não existe descanso por aqui. Seu mar é calmo e as pessoas aproveitam para tomar um banho e depois sentam na areia durante um longo tempo, conversam, comemoram e muito mais.
Com uma excelente infraestrutura, é o lugar ideal para um dia divertido na praia. Durante o verão e feriados, os visitantes completam o agito e acabam dobrando o movimento na areia.
#Jaboatão dos Guararapes
A 14 quilômetros de Recife, Jaboatão dos Guararapes foi conhecida durante muito tempo por ter sediado inúmeras batalhas contra os holandeses.
Hoje em dia, a fama ainda permanece, mas também outra melhor ainda: Os 8 quilômetros de orla com praias deliciosas, repletas de belezas naturais e um clima muito agradável. Para quem procura agitação, a Praia de Piedade costuma receber o maior fluxo de turistas na alta temporada.
Uma das maiores praias da região, Piedade tem um mar agitado, ótimo para praticantes de esportes náuticos. Banhistas são bem-vindos, mas devem tomar cuidado. Jovens aproveitam a areia fofa para jogar futebol e vôlei. A infraestrutura é completa e atende bem as necessidades de todos os turistas e visitantes locais.
Confira essa dica de viagem: #ComoArrumarMalaDeMao
Quem vai a Jaboatão para relaxar, pode procurar a Praia de Candeias. São três quilômetros de extensão com muita tranquilidade, beleza e repletos de oportunidades para relaxar à sombra dos coqueiros. O mar é levemente agitado, ótimo para o banho.
Assemelha-se com a Praia de Boa Viagem devido à infraestrutura completa, mas é bem menos agitada. O lugar ideal para passar o dia e descansar à beira-mar.
E Para Acabar…
Recife e Olinda e boa parte do litoral pernambucano constituem uma importância história imensurável ao território brasileiro. E não somente isso, mas a questão cultural que vem sendo mantida até hoje também é de encher os olhos de qualquer visitante.
Programe-se no verão e aproveite o máximo que Recife e Olinda têm para oferecer, obrigatoriamente tire alguns dias para visitar as maravilhosas praias de Cabo de Santo Agostinho, mas controle a vontade de não querer voltar para casa.