7 Mitos sobre Viagens Internacionais e Passagens Aéreas

Estes são 7 dos principais mitos sobre viagens que as pessoas pregam e acreditam. Li sobre eles em um artigo de Peter Greenberg, na Forbes Traveler.com, e achei bem interessante colocar aqui.Claro que não são os únicos mitos difundidos por aí em relação a viagens, mas são bons exemplos de como SEMPRE é bom checar as informações antes de simplesmente acreditar.

Promoção de passagens aéreas

E isso não vale só para turismo não, mas para tudo na vida!

Mas, chega de discurso e vamos à explicação de porque as frases são falsas, de acordo com a Forbes Traveler.com:

1) Se você usar seu celular durante o vôo, o avião vai cair.

Quando você entra no avião, sempre ouve o mesmo aviso: “os celulares devem permanecer desligados durante todo o vôo”. Segundo o artigo de Peter Greenberg, esta regra deve ser seguida, até por ser uma norma das companhias aéreas, mas o celular ligado não seria suficiente para causar qualquer interferência no sistema de navegação

Cientistas da FAA (Federal Aviation Administration), nos Estados Unidos, vêm estudando há mais de 25 anos as frequências que causam interferências. Eles testaram aparelhos com frequência até 100 vezes maior do que a dos nossos celulares, a pouquíssima distância do controle da aeronave, e nunca aconteceu nada.

Ou seja: seu celular ligado não vai fazer com que o avião caia! Mas se é assim, por que é proibido? Exatamente porque não há provas nem de que o celular pode interferir, nem que não pode interferir. Na dúvida, fica-se com o mais seguro. Ou seja, se você insistir em não desligar seu celular, estará violando as regras da companhia aérea e pode ser penalizado por atrapalhar o trabalho da tripulação.

2) Navios de cruzeiro funcionam em sistema All Inclusive

Algumas pessoas que vão viajar em cruzeiros, principalmente pela primeira vez, acham que todos funcionam em esquema all inclusive, ou seja, que podem simplesmente guardar a carteira, e consumir de tudo pelo preço que pagaram. Mas, não é bem assim.Na verdade, hoje em dia os cruzeiros têm várias opções de pacotes, cada uma com determinadas inclusões.

No Brasil, na grande maioria, a comida está incluída no valor e toda a bebida é paga a parte. No exterior, você pode encontrar alguns com pacotes de alimentação diferenciados, como por exemplo, com refrigerantes, ou vinho incluídos, e o resto por sua conta. E assim por diante. Então antes de supor qual será o esquema, pergunte! Para não haver surpresas na conta final!

3) Se você alugar um carro com seu cartão de crédito, não precisa pagar por seguro adicional

.Quando você vai alugar um carro, principalmente no exterior, pense bem no momento de escolher fechar ou não um plano de seguro. Existem vários tipos de seguros que incluem serviços diferenciados, veja quais são as condições que você necessita.Uma emergência pode ser destruidora no seu orçamento para a viagem, e nada como a tranquilidade de que você não gastará nada a mais em uma situação de emergência.

4) Viajar de trem na Europa é mais barato do que viajar de avião.

Trem é uma ótima opção de viagem pela Europa: é confortável, fácil de pegar, as estações ficam perto do centro, e você ainda aproveita paisagens bem diferentes e maravilhosas. No entanto, não é a opção mais econômica.

Na Europa é possível encontrar opções de companhias aéreas chamadas Low-Cost (baixo custo) que vendem passagens muito mais baratas do que as de trem. E mesmo com a taxa de embarque, o trecho aéreo sai bem mais em conta.Por exemplo, pela Ryanair, você encontra uma passagem de ida e volta fora de temporada de Roma para Frankfurt por 90 dólares. Já uma passagem de trem só de ida para estes mesmos destinos fica em torno de 325 dólares, além, é claro, de demorar 12 horas.

5) Respirar o ar “reciclado” que circula pela cabine do avião pode causar doenças.

Ficar horas respirando o mesmo ar que todos os seus companheiros de avião pode parecer amedrontador… ou no mínimo, um bom teste para o seu sistema imunológico. E em teoria, isso é verdade… mas não há nenhuma prova científica a respeito.

Os aviões mais modernos têm uma tecnologia capaz de recolher o ar de fora, mesmo em grandes altitudes. Como esse ar vem extremamente gelado, ele é esquentado pela própria aeronave antes de circular pela cabine, sugando e jogando prá fora o ar “velho”.

Este mecanismo existe em teoria, já que para funcionar precisa de uma grande quantidade de combustível, o que torna a coisa toda muito cara. Portanto, o que normalmente acontece é que o ar que respiramos na cabine é realmente reciclado.Ou seja, se a pessoa sentada na poltrona 2B estiver com gripe, você estará respirando o mesmo ar que ela na 35E.

Não há prova científica alguma de que esta situação pode causar problemas para quem está saudável, mas por via das dúvidas não custa beber bastante água para se hidratar, lavar bem as mãos e desligar o jato de vento da sua cabeça!

6) As máquinas de raio X dos aeroportos podem apagar dados do HD de computadores.

Raios X são uma forma de energia eletromagnética, mas eles não têm uma carga magnética. A energia eletromagnética é basicamente como uma luz, e assim como a luz pode sim prejudicar filmes negativos de máquina fotográfica, mas não fará NADA com o seu notebook.

Existe sim um risco, mas é praticamente impossível de acontecer. Se você não colocar o computador na esteira, e passar com ele pelo detector de metais, aí sim há potencial de apagar o hard drive, já que os detectores emitem uma carga magnética grande.Mas relaxe, a segurança não deixará que isso aconteça!

7) O cartão/chave do seu hotel pode ser usado para “roubar” a sua identidade.

Muita gente ainda tem medo das chaves de hotel que são um cartão, principalmente porque você não deixa na recepção ao sair do hotel. Um receio grande é que caso o cartão seja roubado, o ladrão terá acesso às informações do hóspede, inclusive os dados do seu cartão de crédito.

Cartão de Hotel

Isso é mito! Nenhum hotel inclui informações sobre o hóspede na chave do quarto. Os únicos dados colocados ali são o número do quarto e as datas de entrada e saída para ativar e desativar o cartão. Não há motivo algum para preocupação!

Batendo na mesma tecla: tanto no momento de uma viagem, quanto em muitas outras situações na vida, os “achismos” são perigosos. Cheque sempre antes de confiar cegamente em uma informação! Isso pode tornar seu passeio, no mínimo, menos estressante!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Facebook